Sem Categoria

Apicultura: em busca de eficiência produtiva

Na última quinta-feira, dia 28, o Prefeito Genésio Marino Anton recebeu em seu gabinete Ricardo Hemsing, presidente da APIFAM/Associação dos Apicultores Familiares do Brasil, é especialista e possui 46 anos de trabalho com abelhas em Uberlândia, Minas Gerais.

Ricardo veio visitar seus familiares que residem neste município e participar da programação da Deutsche Woche.

Em visita ao gabinete do Prefeito Genésio, Ricardo falou da sua experiencia em Minas Gerais. O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Rogério Rech ressaltou a importância da visita e do compartilhamento de ideias. Segundo Rogério, o objetivo é conseguir trazer para São João do Oeste abelhas-rainha com genética superior para aprimorar a produção de mel e derivados. O foco é aumentar a qualidade do produto e a sustentabilidade do negócio.

Estima-se que com o aprimoramento do manejo e cuidado na produção –a produtividade aumente cerca de 30%, trazendo maior renda aos apicultores.

Conforme o especialista Ricardo Hemsing cerca de 95% dos produtores não tem o hábito de trocar as rainhas, seja por desconhecimento da necessidade ou até mesmo dificuldades de encontrar um fornecedor local. A troca da rainha é considerada essencial para a boa produtividade da colmeia.

 Diante desse gargalo e visando aumentar a produtividade dos apicultores, que, na grande maioria, são de pequeno porte e têm a apicultura como atividade secundária, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Rogério Rech, ressalta o interesse em criar um Projeto de Melhoramento Genético na Apicultura.