Sem Categoria

Conselho Tutelar e as atividades em prol das crianças e dos adolescentes

 A equipe do Conselho Tutelar do Município de São João do Oeste faz uma avaliação positiva dos trabalhos realizados no combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nos meses de Maio e Junho.

As atividades realizadas com a finalidade de sensibilizar as crianças sobre o que é carinho verdadeiro e o que é violência infantil, teve a parceria da Administração Pública do Município de São João do Oeste, Secretaria da Educação, Conselho Tutelar, CMDCA, CRAS, equipe técnica de alta complexidade.

A ultima atividade realizada foi uma palestra lúdica com bonecos, coordenada pela palestrante Jacinta Iming, Especialista no Combate à Violência, Mestre em Políticas Públicas.

Além das atividades realizadas para despertar a reflexão diante dos fatos, tanto o espetáculo Memórias de Nina, quanto a palestra com bonecos, todos os alunos também receberam uma cartilha informativa.

As integrantes do Conselho Tutelar destacam a importância desse trabalho preventivo realizado, sendo que são situações enfrentadas diariamente e precisam de atenção tanto das famílias quanto do poder público.

Entenda a diferença de abuso sexual e exploração sexual:

ABUSO SEXUAL: é qualquer relação libidinosa ou sexual de um adulto ou adolescente mais velho com uma criança ou adolescente. Quando a vítima é menor de 14 anos, considera-se violência sexual presumida, já que abaixo dessa idade a lei entende que ela ainda não pode consentir com a relação.

O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação de confiança, e que participa de seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico ou fora dele.

EXPLORAÇÃO SEXUAL: é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual ocorre de quatro formas: prostituição; pornografia; redes de tráfico; e, turismo com motivação sexual.

Nesses casos estão cometendo o crime tanto quem paga pelos serviços ou materiais, quanto o intermediador, que intermedia a criança ou o adolescente explorado a seu explorador.

COMO DENUNCIAR:

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é acionado por meio de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes e atua em ações de prevenção à violência sexual.

O Conselho Tutelar está localizado no seguinte endereço:

Rua Paraná, 88, próximo a Prefeitura Municipal e ao Museu Pe. Guido Roque Lawisch.

Telefones para contato: (49) 3636-1249 ou (49) 9 9919-4632

DISQUE 100

Uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia. DISQUE 100. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo.