Sem Categoria

Munícipio vai realizar capacitação para Produtores Rurais

O Município de São João do Oeste através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente vai realizar capacitação para os produtores rurais sobre emissão da Nota Fiscal Eletrônica.

Conforme a Diretora do Movimento Econômico e responsável pela capacitação Tatiele Reinher orientá-los para as tendências do futuro são os objetivos do curso Emissão de Nota Fiscal Eletrônica para os produtores rurais. O intuito é fazer com que os agricultores conheçam o sistema e passem a emitir notas fiscais dos produtos agrícolas produzidos nas propriedades pela internet.

Tatiele ressalta que os produtores rurais serão divididos por ramo de atividade para a capacitação. O primeiro grupo a realizar essa capacitação serão os produtores de leite e acontecerá dia 29 de Agosto com início ás 13:30 horas no auditório da antiga Feira Livre Municipal. Os próximos grupos serão convidados oportunamente.

A Nota Fiscal Eletrônica passa a ser obrigatória a partir de 2023, porém conforme Tatiele é necessário qualificar e auxiliar o produtor o quanto antes, pois a nota fiscal de papel será totalmente extinta. A utilização da NFe-Produtor Rural (Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural) tem diversas vantagens: substitui o bloco de notas em papel; diminui custos, evita deslocamentos (buscar bloco e prestar contas); pode ser utilizada para saída de bens, mercadorias e serviços; é armazenada na Secretaria do Estado da Fazenda e enviada em cópia para a FECAM; cópias ilimitadas e por tempo indeterminado; facilita a comprovação de renda.

A Diretora do Movimento Econômico e responsável pela capacitação destaca que a capacitação é gratuita e se estende para toda a família.