São João do Oeste implanta Programa de Alfabetização de Adultos

Partindo do princípio básico de que todos os cidadãos têm direito à educação, e levando em consideração que o município de São João do Oeste ostenta o título de Tricampeão Nacional em Alfabetização, estando atualmente classificado como o segundo a nível de País e o primeiro em Santa Catarina, o Projeto de Alfabetização é uma forma de viabilizar e garantir este direito à todos os que não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola ou que não concluíram a trajetória escolar nas Séries Iniciais. Sendo também um processo de inclusão, socialização e democratização do ensino.

Preocupados em manter essa posição de destaque, a Secretaria Municipal de Educação está oferecendo a oportunidade para todos os munícipes, de elevarem seu grau de escolaridade através de um programa municipal de alfabetização de adultos.

O programa teve início em março e se destina aquelas pessoas que não tiveram acesso a leitura e escrita na idade certa como direitos elementares da cidadania. Além disso, busca sensibilizar a população não alfabetizada a ingressar no universo da educação de jovens e adultos.

Na alfabetização de jovens e adultos, há diferentes perfis de alunos. Existem os aposentados com tempo livre e os adultos que trabalham durante todo o dia. Para que todos tenham a oportunidade de se alfabetizar, foi necessário levar em conta essas diferentes realidades. Oferecer diferentes turnos foi uma das maneiras de facilitar o acesso, pois é fundamental que os alunos consigam aliar as aulas ao seu dia-a-dia, por isso a Secretaria está oferecendo essas aulas em dois turnos: matutino e noturno, com flexibilidade de horário.

A aulas são ministradas pela alfabetizadora Marlise Schuck Klunk, que já possui vasta experiência com alfabetização de crianças, e gentilmente aceitou o convite da Secretaria para desenvolver esse Programa. As turmas estão sendo atendidas no Centro Educacional São João do Oeste e no Centro Educacional Cristo Rei.

Hoje contamos com 20 pessoas matriculadas e conclamamos a todos que ainda queiram aderir a esse programa para que não percam a oportunidade e que venham procurar a Secretaria e fazer a sua inscrição.