Conselho Municipal de Cultura se reúne para analisar plano

No dia 20 de fevereiro, em uma das salas do Centro de Pastoral, se reuniram os conselheiros municipais da cultura para a análise do Plano Municipal de Cultura que está em sua fase de elaboração.

Foram analisados e discutidos todos os itens que integram o Plano, desde o histórico do município, sua caracterização, passando pelos aspectos culturais, educacionais, objetivos, estratégias, desafios, oportunidades e metas para o próximo decênio.

Foram elencadas 13 metas e dentro destas várias ações, que representam o resultado quantitativo a ser atingido na área de cultura nos próximos 10 (dez) anos.

O próximo passo é a determinação dos resultados e impactos esperados com a implantação do Plano Municipal de Cultura e após, a aprovação pelo Conselho e encaminhamento para o Poder Legislativo.

O município já avançou significativamente na área cultural no último ano, pois recebeu a confirmação do Ministério da Cultura da adesão ao Sistema Nacional de Cultura e agora está construindo seu Plano Municipal.

“Esperamos com este processo, garantir mais recursos para a cultura do nosso município, já que tudo depende de burocracia e papelada”, afirma a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Silvane Baumgarten. Segundo ela, “toda ação voltada para a área cultural demanda de recursos e muitas vezes o município sozinho não tem como arcar com todo esse investimento”.

Apesar disto, o município mantém escolinhas de música, patinação artística, danças folclóricas, o acervo da Biblioteca Pública sempre atualizado, o Museu com suas exposições e mostras, além do acervo permanente e também disponibiliza recursos para a manutenção do Clube de Patinação Rosas do Sul, Grupo de Danças Liebe Zum Tanz, Corais e Grupos de Canto, Banda Municipal e Orquestra Clave de Sol. Além de contribuir com eventos culturais como: Festioeste, Deutsche Woche, Concursos de Oratória, Erntedankfest, entre outros.