Notícias

Conselho Municipal de Cultura se reúne para analisar plano

No dia 20 de fevereiro, em uma das salas do Centro de Pastoral, se reuniram os conselheiros municipais da cultura para a análise do Plano Municipal de Cultura que está em sua fase de elaboração.

            Foram analisados e discutidos todos os itens que integram o Plano, desde o histórico do município, sua caracterização, passando pelos aspectos culturais, educacionais, objetivos, estratégias, desafios, oportunidades e metas para o próximo decênio.

            Foram elencadas 13 metas e dentro destas várias ações, que representam o resultado quantitativo a ser atingido na área de cultura nos próximos 10 (dez) anos.

            O próximo passo é a determinação dos resultados e impactos esperados com a implantação do Plano Municipal de Cultura e após, a aprovação pelo Conselho e encaminhamento para o Poder Legislativo.

            O município já avançou significativamente na área cultural no último ano, pois recebeu a confirmação do Ministério da Cultura da adesão ao Sistema Nacional de Cultura e agora está construindo seu Plano Municipal.

            “Esperamos com este processo, garantir mais recursos para a cultura do nosso município, já que tudo depende de burocracia e papelada”, afirma a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Silvane Baumgarten. Segundo ela, “toda ação voltada para a área cultural demanda de recursos e muitas vezes o município sozinho não tem como arcar com todo esse investimento”.

            Apesar disto, o município mantém escolinhas de música, patinação artística, danças folclóricas, o acervo da Biblioteca Pública sempre atualizado, o Museu com suas exposições e mostras, além do acervo permanente e também disponibiliza recursos para a manutenção do Clube de Patinação Rosas do Sul, Grupo de Danças Liebe Zum Tanz, Corais e Grupos de Canto, Banda Municipal e Orquestra Clave de Sol. Além de contribuir com eventos culturais como: Festioeste, Deutsche Woche, Concursos de Oratória, Erntedankfest, entre outros.