São João do Oeste sedia formação para a Olimpíada de Língua Portuguesa

O evento, reunindo professores da área de Linguagens e do 5º ano dos municípios que integram a SDR de Itapiranga, estiveram reunidos no dia 17 de março, durante todo o dia, no Centro de Pastoral, para tratar de assuntos relacionados à Olimpíada de Língua Portuguesa.

No período matutino, após a abertura oficial feita pelo Prefeito Municipal Sérgio Theisen, que enalteceu a importância dos projetos na área de educação, os professores tiveram uma palestra sobre o tema “Conceito e situação de produção e elementos do gênero textual Memórias Literárias”, ministrada pela professora Lisane Werlang.

No período vespertino, o tema foi “Conceito e situação de produção e elementos do gênero textual Crônicas” com a professora Laerte Stülp.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada bianualmente e é direcionada para estudantes das escolas públicas com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

O tema a ser desenvolvido na Olimpíada de Língua Portuguesa é “O LUGAR ONDE VIVO”. As próximas etapas da formação acontecerão no dia 28 de março em Iporã do Oeste, de 31 de março a 14 de agosto nas Unidades Escolares e no dia 22 de outubro a etapa final em Itapiranga.