Notícias

Mensagem do Conselho Tutelar

18 DE MAIO – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches foi vítima de um crime que chocou o país. Ela tinha apenas oito anos de idade quando foi seqüestrada, estuprada e morta. O seu corpo, desfigurado por ácido, apareceu em uma movimentada Rua de Vitória, Espírito Santo. Os acusados eram integrantes de uma tradicional família da cidade. O crime ficou impune.

Para que episódios como esse, contra a criança e o adolescente, não se repitam e para buscar a mobilização de toda a sociedade sobre o tema, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, em lembrança ao caso Araceli.

O Disque 100 é uma importante ferramenta para que a sociedade denuncie os casos de violência contra crianças e adolescentes e funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.

A exploração sexual de crianças é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos.

 

“18 DE MAIO – UM DIA PARA NÃO ESQUECER!”

 

TELEFONE FIXO: 3636-1249

PLANTÃO: 9919-4632

 

Esta é uma mensagem do Conselho Tutelar de São João do Oeste!