Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


CRAS e suas atividades no município

Publicado em 22/11/2021 às 13:05 - Atualizado em 22/11/2021 às 13:12

O Centro de referência de assistência social/CRAS atua como uma unidade pública, estatal, descentralizada da política de assistência social, ele é a porta de entrada da assistência social. Responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do SUAS.

O Trabalho social essencial ao serviço do CRAS é a acolhida, estudo social, visita domiciliar, orientação e encaminhamentos, grupos e acompanhamento familiar, atividades comunitárias, campanhas socio educativas, todos com o intuito de desenvolver as potencialidades e aquisições o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e dos acessos aos direitos de cidadania.O CRAS é a referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais da proteção Básica do SUAS, isso significa que todos os outros serviços devem estar em contato com o CRAS. Destacamos que a Assistência Social é para todos que dela necessitar, independente de classe social.

O CRAS executa a Proteção Social Básica e atua quando as famílias precisam de apoio orientações e acompanhamento para fortalecer a sua função protetiva, quando ainda não foram violados seus direitos. O CRAS oferta 03 serviços de Proteção Social Básica : PAIF, SCFV e SPSB no domicilio para pessoas com deficientes e idosos, que tem por objetivo promover o sentimento de pertença, identidade e alto valorização de seus membros, com temas que suscitam reflexões e debates saudáveis entre seus participantes, através da realização das oficinas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV e dos grupos Despertar, assim como no acompanhamento e atendimento as famílias.

Nos dias 11 e 12 de novembro a equipe técnica do CRAS esteve participando do XI Seminário da Política de Assistência Social na cidade de São José-SC.O seminário teve por objetivo promover espaços para debates, relato de experiências e também palestras como a Políticas Sociais em Tempos de Pandemia, Vigilância Socioassistencial no SUAS e Relato de Experiências na Política de Assistência Social durante a Pandemia. De acordo com as técnicas do CRAS, o seminário é um espaço de oportunidade para debater as políticas públicas da Assistência em âmbito estadual.O evento é gratuito e promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para continuar os trabalhos e debates relacionados aos direitos socioassistenciais aos temas relacionados aos SUAS promovendo formas de integração de todas as equipes das Assistência Social dos municípios do Estado.

“A troca de saberes e a forma como percebemos a assistência social foi de importância significativa, pois é muito interessante conhecer a realidade social dos outros municípios assim como seus trabalhos em suas unidades”, Destaca Bruna Antunes, psicóloga.

“É muito importante estar em continuo aprendizado principalmente no momento em que vivenciamos a pandemia do Covid 19 que alterou nossos modos de pensar, de agir e de atuar em nossas ações e trabalho na assistência social. O fortalecimento do convívio familiar e comunitário, incluindo a prevenção e a atenção a situações de violência, isolamento e exclusão, tiveram um foco de atuação diferenciado durante a pandemia onde a equipe se propôs a pensar formas estratégicas de atendimento para permitir aos seus usuários a garantia de seus direitos”, relata a assistente social Cristiane dos Reis.

Atualmente a equipe do CRAS em São João do Oeste é composta pela assistente social Cristiane dos Reis, psicóloga Bruna Antunes e dois agentes administrativos Wilson Weber e  Denise Grings  que também é gestora do Cadastro Único e Bolsa Família e ainda uma oficineira (contratada por licitação para prestação de serviço junto as oficinas do CRAS) Alessandra Hentges que auxilia nas atividades dos SCFV.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar