Sem Categoria

São João do Oeste participa de lançamento de projeto sobre água

O evento com o lançamento do projeto “Plantando Água”, ocorreu na tarde de segunda-feira dia 06, na cidade de São Miguel do Oeste. Participaram do evento promovido pela Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) prefeitos e secretários dos municípios associados à entidade, além de lideranças locais e regionais envolvidas com o setor do meio ambiente e representantes de cooperativas. Do Município de São João do Oeste esteve participando o Prefeito Genésio Marino Anton, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Rogério Rech e o Diretor do Meio Ambiente Milton Hentges.

Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente do Município de São João do Oeste e também presidente do Colegiado de Agricultura e Meio Ambiente da AMEOSC, esse projeto é resultado de uma parceria entre a AMEOSC, o Colegiado Regional de Agricultura e Meio Ambiente e o Colegiado Regional de Educação da Associação, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e o Instituto Federal de Santa Catarina – Campus de São Miguel do
Rech destaca que o objetivo principal do projeto “Plantando Água” é mobilizar os mais diversos setores, sejam eles dos âmbitos sociais, econômicos e ambientais da região da AMEOSC, com o intuito de desenvolver a cidadania ambiental nos 19 municípios de abrangência.
Além  da sensibilização e mobilização da sociedade estimasse o plantio e/ou regeneração de  pelo menos 1 milhão de mudas de árvores de espécies nativas ao longo de margens ciliares de mananciais hídricos e em outros espaços definidos por cada município ou instituição participante.
Este projeto também prevê  práticas de conservação do uso e manejo dos solos e da água na agropecuária regional, além da construção – ao longo de 400 km de estradas rurais – de tanques de decantação e infiltração, para que a água da chuva se acumule nestes locais, infiltrem e evitem o transporte de solo para o leito dos rios.

Rogerio Rech enfatizou também que o segundo passo neste momento é a realização de reuniões e visitas para explanação e execução desse projeto junto aos munícipes.