Sem Categoria

Tuberculose e Brucelose em pauta

O Município de São João do Oeste tem a base de sua economia alicerçada na atividade agropecuária. Grande parte dessa fatia advém da bovinocultura de leite e de corte, sendo a base de renda também de inúmeras famílias do município. É neste contexto, que a administração municipal procura ampliar políticas que permitam ao produtor cada vez produzir mais, melhor e com qualidade.

Exemplo dessa preocupação é reunião realizada nesta quarta-feira (28/09), junto ao gabinete, envolvendo o Prefeito Genésio Marino Anton, secretário municipal da agricultura Rogério Rech, médicas veterinárias Daniela Farias Flôres e Denize Ereno, juntamente com a secretaria municipal da saúde e vigilância sanitária, com a presença dos médicos veterinários da CIDASC Jonathan de Bitencourt Goudinho e Cláudia Marina Hachmann de Souza e Silva.

A reunião, por iniciativa da Secretaria da Agricultura, teve como pauta principal discutir estratégias conjuntas para um enfrentamento mais efetivo da Tuberculose zoonótica e da Brucelose em nosso Município. Ressaltou-se a importância de o poder público adotar uma cadeia de informação bem estruturada entre os setores, para que medidas mais eficazes sejam tomadas quando há o diagnóstico dessas doenças nos rebanhos bovinos, visto que essas doenças são zoonoses que circulam livremente entre seres humanos e animais e constituem importantes agravos de saúde pública.

O Prefeito Genésio exalta a definição nesta reunião de que a Secretaria Municipal da Saúde, estará buscando a viabilidade para disponibilizar esses exames as famílias que estão em processo de saneamento de sua propriedade, ou seja aquelas propriedades que tiveram animais positivos para essas doenças.

“É preciso unir forças para haver cooperação intersetorial e o nosso produtor de leite e de gado de corte, tenha uma garantia em sua produção e para a segurança de sua família, bem como os consumidores da cadeia produtiva.” Finalizou Anton.